Por que não devemos usar cotonete?
Sabe-se que nosso organismo produz cera naturalmente dentro das orelhas, essa produção de cera se dá devido a necessidade de proteção. A cera tem a finalidade de proteger as orelhas de poeira, grãos, insetos, infecções bacterianas, fungos, dentre outros e ainda exerce o papel de lubrificação do conduto auditivo externo. O próprio movimento da mandíbula e a presença dos pelos é o que empurra a cera antiga para fora das orelhas não sendo necessário o uso do cotonete para sua remoção.
O uso do cotonete propicia a formação do que chamamos de rolha de cerúmen, pois o cotonete ao invés de remover a cera, empurra a para dentro ocasionando uma obstrução do conduto auditivo e diminuição da percepção do som, devido ao bloqueio ocasionado pela cera.
Além de aumentar a possibilidade de obstrução por cerúmen o uso do cotonete pode levar a uma lesão no conduto auditivo externo das orelhas ou até mesmo uma perfuração na membrana timpânica e perda da audição.
Por isso ao notar que as orelhas estão cheias, sensação de ouvido tampado e/ou diminuição da audição, deve-se procurar um profissional capacitado para realizar a limpeza e desobstrução das orelhas, neste caso o Otorrinolaringologista se encaminhará se fazer a limpeza e demais procedimentos necessários