SETEMBRO AZUL
O mês de setembro foi escolhido pela comunidade surda pra relembrar a luta pelos direitos conquistados, deste modo no dia 26 de Setembro é comemorado o dia Nacional do surdo, e é conhecido pela comunidade como Setembro Azul. A razão do azul ser a cor-símbolo tem raiz em um passado triste, mas serve como força propulsora para mudanças! No Brasil, o dia foi escolhido por ser a data de fundação do INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos, em 1857.
Já a cor azul foi escolhida devido a dois momentos distintos. Durante a Segunda Guerra Mundial os nazistas identificavam as pessoas com deficiência com uma faixa azul no braço, por considerá-las inferiores. E os surdos também eram obrigados a usá-la. Deste modo, com o passar dos anos a cor passou a simbolizar a opressão enfrentada pelos surdos e o orgulho da identidade surda.
Durante todo o mês a comunidade se reúne em diversos eventos para relembrar a luta pelos direitos dos surdos, conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos.
É um momento importante para que todos os órgãos públicos e a sociedade brasileira reflitam sobre a importância do respeito à comunidade surda, sua língua e cultura, compreendendo-os como cidadãos de direitos.
Cabe a toda população reconhecer o tamanho dessa luta e se conscientizar. Todos os dias os surdos passam por situações diversas de exclusão e preconceito. É necessário quebrar essa barreira, promovendo mais acessibilidade, nas escolas, empresas, nas ruas e até mesmo na internet.