ZUMBIDO – NOVEMBRO LARANJA
MAIS DE 40 MILHÕES DE BRASILEIROS DE TODAS AS IDADES TEM ZUMBIDO. VOCÊ ESTÁ ENTRE ELES?
O Novembro laranja é uma campanha criada para divulgação e conscientização do zumbido, para alertar a população dos cuidados que devemos ter.
O zumbido, hiperacusia (intolerância a sons altos), perda auditiva e tontura são sintomas que os ouvidos dão de que estão frágeis e vulneráveis, necessitando de atenção.
É necessário realizar uma investigação correta para serem descobertas as causas. O tratamento precoce pode fazer diferença na recuperação da saúde auditiva.
MAS, O QUE É O ZUMBIDO?
O zumbido é um sinal de alerta, um sintoma que pode ser percebido de diversas formas: apito, sino, cigarra, chiado, barulho de motor, rádio mal sintonizado, barulho de chuva, entre muitos outros…
Esse sintoma é mais comum do que imaginamos, mais de 20% da população tem ou teve zumbido, incluindo crianças e adolescentes, sua incidência é maior do que a asma e a diabetes, no entanto muitas pessoas desconhecem. Raramente o zumbido aparece sozinho, muitas vezes vem acompanhado da perda de audição, hiperacusia que é a intolerância a sons altos ou a misofonia que é o incômodo com sons baixos e repetitivos (mastigação por exemplo).
O Zumbido por levar a diversas alterações na qualidade de vida como por exemplo: Insônia ou dificuldade para dormir, alteração na concentração, ansiedade e depressão o que pode prejudicar a vida social.
Como existem várias causas para o zumbido é necessário uma avaliação completa para que o tratamento seja eficaz, dentre as principais e mais conhecidas causas estão: perda auditiva, exposição a sons altos no trabalho ou no laser (fones de ouvido), hábitos alimentares (jejum, excesso de cafeína e de açucares), medicamentos e estresse.
ZUMBIDO TEM TRATAMENTO, não fique esperando que o zumbido melhore sozinho, quanto antes ocorrer o tratamento maiores são as chances de sucesso. Procure um profissional habilitado e faça uma avaliação. #novembrolaranja. EU ABRAÇO A CAUSA!